Feng Shui Tradicional - História
Introdução
Tudo começou há 15.000 a.C, na China. Uma época em que o país era essencialmente agrícola, porém com relevo de difícil plantio. Neste período os estudiosos das técnicas de Feng Shui Tradicional contemplavam o céu e os corpos celestes com o objetivo de identificar as forças da natureza, seus ciclos energéticos e, assim, estabelecer as previsões e a escolha do local mais adequado para plantar, garantindo a prosperidade das comunidades.
E não para por aí! Há aproximadamente 5.000 a.C parte da literatura chinesa foi queimada, mas os documentos sobre o Feng Shui Tradicional não se perderam. Isso porque as informações foram transmitidas por via oral, de pai para filho ou mestre para discípulos.
Todo cuidado nesse momento foi tomado, pois a técnica representa um poder muito grande. Tanto que os imperadores, preocupados com a perpetuação no poder, não permitiam o acesso à fórmula completa e impediam que o Feng Shui chegasse ao povo. Muitos mestres foram degolados pela simples desconfiança, aqueles que passassem a informação e quem a recebesse perdiam a cabeça, literalmente.
Em 2.697 a.C. o Imperador Amarelo, chamado HUANGDI, criou o calendário lunar. Este é até hoje usado para os cálculos que definem as energias que regem os seres no Universo, entre o Céu e a Terra. Assim, no ano 1.000 a.C., os mestres chegaram à técnica máxima do Feng Shui, sempre estudando e analisando através da literatura e da prática.
Na realidade, os chineses utilizaram a teoria e a prática da alquimia para interpretar e desenvolver um sistema de técnicas baseadas em experimentos e observações a partir das forças da natureza, denominadas Feng Shui, portanto, o Feng Shui é ciência, mas também arte e filosofia e engloba o Processo Yang e Yin Tradicional, matemática, arquitetura, eletromagnetismo, design, topografia, astrologia tradicional chinesa, paisagismo, planejamento urbano, ou seja, é uma tecnologia de estudo multidisciplinar.
CAMINHO DA ESPIRITUALIDADE
Faz parte da vida do ser humano, pois é uma forma de buscar a força interior que gera harmonia, paz, amor, enfim, como também a forma de estar mais próximo do criador do Universo - “Deus”. Entretanto, a falta de conhecimento e as informações distorcidas fazem com que alguns considerem o Feng Shui Tradicional como esoterismo, crença ou magia.
Essa conclusão faz com que se perca a oportunidade de usufruir de uma técnica milenar e de um poderoso instrumento que promove o equilíbrio pessoal e ambiental em imóveis, residências, locais de trabalho e lazer
FENG SHUI TRADICIONAL E SUA PLURALIDADE
Na realidade, os chineses utilizaram a teoria e a prática da alquimia para interpretar e desenvolver um sistema de técnicas baseadas em experimentos e observações a partir das forças da natureza, denominadas Feng Shui Tradicional. Portanto, o Feng Shui Tradicional é uma ciência, mas também a arte e filosofia e engloba o Processo Yang e Yin Tradicional, matemática, arquitetura, eletromagnetismo, design, topografia, astrologia tradicional chinesa, paisagismo e planejamento urbano, ou seja, é uma tecnologia de estudo multidisciplinar.
Entendendo a teoria dos 5 elementos dos 5 movimentos:
Os elementos, integrando-se entre si, formando 2 ciclos: o PRODUTIVO e o DESTRUTIVO.
> Azul - elemento “água”: órgãos principais os RINS e os ligados ao seu sistema;
> Verde - elemento “madeira”: órgão principal o FÍGADO e os ligados ao seu sistema;
> Vermelha - elemento “fogo”: órgão principal o CORAÇÃO e o sistema circulatório;
> Amarela - elemento “terra”: órgão principal o PÂNCREAS e o sistema digestivo;
> Branca - elemento “metal”: órgãos principais os PULMÕES e o sistema respiratório.
CICLO PRODUTIVO OU CONSTRUTIVO
O ciclo construtivo ou produtivo segue o seguinte fluxo: a água nutre a madeira, a madeira alimenta o fogo, o fogo gera a terra, a terra gera o metal e o metal conduz a água, que é a responsável pela produção, crescimento, relacionamentos positivos, fluidez e também por ambientes altamente agradáveis para o ser humano.
CICLO DESTRUTIVO
O ciclo destrutivo é inibidor ou dominador: o fogo destrói o metal, o metal destrói a madeira, a madeira perfura a terra, a terra domina a água e a água domina o fogo. Os locais onde predominam os ciclos destrutivos são ambientes desagradáveis e improdutivos, ou seja, inadequados para o ser humano.
CONCLUSÃO (DESTRUTIVO E CONSTRUTIVO)
APLICAÇÃO NO IMÓVEL RESIDENCIAL OU COMERCIAL
Pesquisas apresentadas pela literatura técnica mostram que na área da administração organizacional as decisões que são tomadas com base apenas na intuição, emoção ou razão apresentam uma probabilidade de erro de 50% ou mais. Este fator pode gerar prejuízos incalculáveis, muitas vezes irreversíveis.
Assista ao vídeo acima e conheça um pouco mais sobre o Feng Shui Tradicional & BIOINSEN